Professores não são agentes comerciais
O SPZCentro reitera a sua exigência à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) para que liberte dos procedimentos administrativos e burocráticos os professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, a quem está a ser exigida a tarefa da compra dos computadores “Magalhães” para os alunos.
Tal como já anteriormente foi denunciado, essas atribuições deveriam ser dos serviços administrativos dos agrupamentos, que possuem meios adequados para o efeito.
Para o SPZCentro, não deve existir qualquer obrigação de os docentes despenderem de tempo para tratar dessas questões, já que estes necessitam de tempo de qualidade para a preparação e acompanhamento de todo o processo de aprendizagem dos seus alunos.
O SPZCentro considera que este tipo de tarefas não faz parte do conteúdo funcional da actividade docente, pelo que, à semelhança de outras directivas regionais do país, também esta Direcção Regional deve esclarecer e determinar sobre a não atribuição deste tipo de tarefas aos docentes. Nesse sentido, estas tarefas deveriam ser orientadas para os serviços administrativos existentes nos agrupamentos para o efeito.
A Direcção
Coimbra, 22 de Dezembro de 2008