O desafio é sermos professores!Submitted by admin on Terça, 10/05/2016 - 10:35
O desafio é sermos professores!
O título que escolhemos para este breve artigo que conta a história da IV Convenção FNE/CONFAP/ANDAEP foi atirado em tom de desafio por um dos oradores convidados e resume de alguma forma o objetivo a que se propuseram mais de duas centenas de participantes e um diversificado leque de oradores que presentearam a plateia com as sua intervenções.
![]() A utilização das novas tecnologias e a capacidade de as integrar nas aulas e na aprendizagem foi o tema desenvolvido neste painel. Esta escola é reconhecida pela Microsoft como um dos melhores exemplos de interação entre os conteúdos programáticos e as ferramentas tecnológicas. João Cunha explicou o porquê deste reconhecimento e defendeu que foi fundamental admitir dentro da comunidade escolar a necessidade de criar algo novo. Para este professor é preciso assumir e revelar o que de bom se faz nas nossas escolas. "Não somos piores ou melhores do que escolas de outros países, temos é realidades diferentes", defendeu.
Da parte da tarde os participantes ficaram a conhecer com mais pormenor o projeto Fénix. Luísa Moreira, coordenadora do projeto, teve oportunidade de explicar as motivações que levaram à concretização desta ideia que surgiu no Agrupamento Campo Aberto, Beiriz, resultante de uma forte vontade em proporcionar condições para que todos os alunos possam efetuar aprendizagens e consolidar saberes. Mais do que combater o insucesso, interessa qualificar esse sucesso, dando-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade e criação de objetivos. O projeto Fénix tem como missão dar apoio a alunos que a dada altura do seu percurso escolar evidenciam algumas dificuldades de aprendizagem.
A principal mensagem que Luísa Moreira quis deixar foi a de que é possível mudar e construir algo de verdadeiramente positivo no combate ao insucesso e abandono escolar e na promoção do sucesso dos nossos alunos. "É uma escola onde tem de haver compromisso. É uma escola onde tem de haver autonomia", frisou A coordenadora do Projeto Fénix.
Seguiu-se uma breve intervenção sobre "Novas Dinâmicas de Aprendizagem para a Escola do Presente" a cargo de Maria Isabel Araújo e Carlos Lima Cunha da Escola Secundária Dom Manuel Martins, de Setúbal.
A IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP foi mais uma vez um sucesso e este ano introduziu uma novidade. Ao longo do dia de trabalho e reflexão foram introduzidos três momentos musicais e de dança: o primeiro com Vicente Silva, da Academia de Música e Artes de Rio Meão, com Guitarra Clássica; o segundo momento esteve a cargo do grupo Ensemble de Clarinetes da Academia de Música de Paços de Brandão, dos Escudeiros da Far e Queijo e da EB Farinheiro Fornos; finalmente e a terminar o dia de trabalhos, os participantes foram brindados com uma atuação dos Performance Gdancers, do BeFit Club Mozelos. A Convenção Anual FNE/CONFAP/ANDAEP é um dos momentos mais importantes das três organizações, que ao longo dos últimos quatro anos têm desenvolvido esforços no sentido de encontrar o melhor rumo para o nosso sistema educativo, mobilizando professores, pais e diretores de escolas. Isso mesmo quiseram sublinhar nas suas breves intervenções de abertura e encerramento, João Dias da Silva pela FNE, Jorge Ascensão pela CONFAP e Filinto Lima pela ANDAEP. Mensagem do Presidente da República na abertura da IV Convenção FNE/CONFAP/ANDAEP![]()
Felicito a Federação Nacional da Educação (FNE), a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional dos Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) pela organização da 4.ª Convenção Anual subordinada ao tema Educação para um novo século: que respostas educativas? Que currículo? Que organização escolar?
Imprensa
Tags: |