Números da greve reflectem o profundo descontentamento dos professoresSubmitted by admin on Terça, 26/05/2009 - 10:00
Números da greve reflectem o profundo descontentamento dos professores A título de exemplo, destaca-se a Escola EB23 Dr.ª Alice Gouveia que registou um nível de adesão de 100%. Na Área Pedagógica da Covilhã registaram-se valores médios globais de 26%. Outras áreas: Coimbra EB2.3 Alice Gouveia – 100% Sec Jaime Cortesão, Coimbra – 80% EB 2.3 Pedrulha, Coimbra, 88% Sec D. Maria, Coimbra- 31,4% EB 2.3 Vila Nova de Poiares – 80% EB 2.3 São Silvestre – 40% EB 2.3 Inês de Castro – 61% Agrupamento Silva Gaio – 7%
Viseu Sec Vouzela – 72% Sec Carregal do Sal – 46,7% EB 2.3 Canas de Senhorim – 79%S ec Viriato, Viseu – 63,3% Sec Emídio Navarro, Viseu – 60% Sec Sé, Lamego – 85,4%E B 2.3 Santa Comba Dão – 82% Agrupamento de Silgueiros – 76%E B 2.3 Nelas – 43%
Aveiro EB 2.3 Mealhada – 83% EB 2.3 Pampilhosa do Botão – 82%
Guarda Sec Sabugal – 67% Agrupamento de Almeida – 38,2% Agrupamento de Manteigas – 80,7%
Castelo Branco EB 2.3 Tortosendo – 51,4% EB 2.3 Ribeiro Sanches, Penamacor – 88,9% Sec Amato Lusitano, Castelo Branco – 50% Agrupamento João Franco – 25% LeiriaEB 2.3 Pataias – 72% EB 2.3 S. Martinho do Porto – 43%
Está a terminar mais um ano lectivo em que os professores e os educadores portugueses persistiram na rejeição de políticas educativas que têm vindo a pôr em causa a necessária valorização da profissão e dos profissionais docentes, como elemento imprescin-dível de uma escola de qualidade para todos. Ao longo deste ano lectivo, e como aconteceu nos mais recentes, os professores e educadores têm reclamado outra política e, nesse sentido, têm promovido grandes acções de luta sem deixarem de, em cada circunstância, apresentarem propostas concretas que visam dar resposta aos principais problemas da Educação, das Escolas e dos Docentes. Ao longo deste processo, o Ministério da Educação (ME) não aproveitou as propostas sindicais, tendo mesmo inviabilizado a procura de consensos, preferindo impor as suas soluções, nas mais diversas matérias, designadamente no âmbito do Estatuto da Carreira Docente (ECD). Assim, no momento em que se aproxima o final de mais um ano lectivo, coincidindo com o período final da Legislatura, os professores e educadores consideram necessário promover formas de luta pelas quais manifestam:
|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*| Comunicado da Plataforma Sindical de Professores |*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|*|
|