Governo tem de ser responsabilizado por não honrar compromissos assumidos
Alteração da idade da aposentação, sem apelo nem agravo, causa prejuízos incalculáveis aos docentes e aos restantes trabalhadores
O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) manifesta-se profundamente indignado com as notícias que dão como previsível, a curto prazo, a alteração da idade da aposentação da função pública, decorrente da aprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
O SPZCentro lembra que, por acordo público firmado entre o Governo anterior e as estruturas representativas dos trabalhadores, foi assumido manter até 2015 a situação transitória de convergência do regime de aposentação da Administração Pública e o regime geral da Segurança Social.
Afinal o Governo vem agora propor, em absoluto desrespeito pelos compromissos assumidos já para este ano ou para o próximo, a convergência dos regimes da aposentação com prejuízos incalculáveis para os trabalhadores da Administração Pública.
O SPZCentro declara-se atónito com esta posição que revela má-fé, desrespeito pela palavra constante de compromissos escritos e plena de insensatez.
Na verdade, e sem embargo do reconhecimento das dificuldades que o país enfrenta, o SPZCentro não pode deixar de verberar esta conduta do Governo que, de uma forma cega, visa, mais uma vez à custa dos trabalhadores, mormente dos que se encontram nos serviços do Estado, resolver os problemas do país.
Num país em dificuldades, todos devem assumir as suas responsabilidades e ser contribuintes para a sua resolução.
Não é possível, e o SPZCentro não aceita, que só os trabalhadores (nomeadamente e no caso concreto dos associados que representa, os docentes) vejam a sua situação salarial, de carreira e de aposentação postas em causa, quando a outros níveis da administração do Estado nada se passa.
Não. Assim não pode ser.