Calendário do Pré-escolar ajusta-se às necessidades do sector
O papel dos Educadores não pode ser confundido com o da guarda de crianças
Face à alteração do Calendário Escolar dos Educadores de Infância previsto já para o ano de 2009/2010, o Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) considera que o mesmo vem ao encontro das suas preocupações.
Na verdade, o Despacho n.º 14724/2009, de 1 de Julho – Calendário escolar para o ano lectivo de 2009/2010 –, no seu ponto 1.2, relativo às interrupções de actividades para a Educação Pré-Escolar, referia que os 5 dias úteis da Páscoa apenas podiam ser escolhidos entre 29 de Março e 5 de Abril.
O SPZCentro sempre entendeu que não trazendo esta disposição qualquer benefício para as crianças e suas famílias, muito pelo contrário, pois a todos condicionava, era de todo inaceitável, uma vez que discriminava os Educadores impedindo-os de fazer as suas opções entre 27 de Março e 11 de Abril, como é permitido aos seus colega do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
Com efeito, a particularidade de que a Educação Pré-Escolar se reveste determina que seja tratada de forma consonante com as suas especificidades, não podendo confundir-se o papel dos Educadores com a guarda de crianças e, por força desta concepção, ser este sector objecto de tratamento que em nada contribui para a melhoria do desenvolvimento das crianças.
O SPZCentro entende que é urgente, apesar das alterações que agora se introduzem, que a realidade da Educação Pré-Escolar seja relevada e considerada.
Coimbra, 17 de Março de 2010
A Direcção do SPZCentro