O ME apresentou números que reflectem a diminuição dos índices do insucesso e do
abandono escolares. Ainda que positivos, mantém-se a necessidade de se
adoptarem medidas consistentes e coerentes que visem a eliminação
destas chagas do nosso sistema educativo.
Para o SPZCentro, estas melhorias reveladas através das estatísticas apresentadas, devem ser consistentes com a melhoria dos níveis
do domínio de conhecimentos e competências, para prosseguimento de
estudos e para a entrada no mercado de trabalho.
Para o SPZCentro importa analisar mais finamente os resultados
divulgados, nomeadamente ao nível da sua relação com os estratos e
grupos sociais de proveniência dos alunos, para que se esteja a
garantir que o sistema educativo promove o sucesso para todos, sendo
capaz de eliminar as insuficiências que muitos alunos transportam
consigo, em razão dos grupos sociais de pertença. A coesão social e a
equidade não podem ser desligadas da análise que se deve fazer destas
estatísticas.
O SPZcentro considera que é obrigação do sistema
educativo ser exigente e rigoroso, sem permitir margens de facilitismo
que teriam no futuro gravíssimas consequências, em termos individuais e
em termos nacionais.
O SPZCentro considera também que a
melhoria dos resultados escolares é ela própria resultante do
crescimento das habilitações escolares dos portugueses. Com efeito, se
se compararem os níveis de escolaridade dos pais dos alunos que agora
terminaram quer o ensino básico, quer o ensino secundário, com os dos
pais de há 5 ou 10 anos atrás, verificar-se-ia que esses índices se
alteraram positiva e significativamente.
Para o SPZCentro os números agora atingidos continuam a ser insuficientes, havendo
que reforçar medidas já em curso e pôr em prática novas medidas de
promoção do sucesso escolar, a exemplo aliás do que acontece noutros
países onde o combate ao insucesso obtém muito melhores resultados. A
este nível, e como o SPZCentro no seio da FNE tem insistentemente reclamado, impõe-se que
as escolas disponham de recursos humanos complementares para que as
situações de insucesso verificado sejam rapidamente combatidas,
evitando-se a repetência e a exclusão. Para isto, o SPZCentro reclama como essencial a existência em cada
agrupamento de escolas de equipas multidisciplinares de combate ao
insucesso e ao abandono.