Domingo, 19 maio 2024

SPZCentro reúne centenas de docentes em Plenário distrital

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Em discussão a avaliação de professores e a gestão das escolas
SPZCentro reúne centenas de docentes no Plenário distrital em Coimbra O SPZCentro reuniu com educadores e professores, onde foi feita uma análise e reflexão sobre matérias da maior importância para a vida dos docentes e das escolas.No início da reunião Fátima Carvalho justificou a necessidade de chamar os professores a participar neste plenário. José Frade fez uma análise da situação político-sindical, falou de vencimentos, carreiras, vínculos e das novas regras para aposentação. Fez também uma abordagem ao documento que está em discussão pública até ao final de Janeiro – Autonomia, Administração e Gestão das Escolas. Sobre esta matéria, alertou para os pontos críticos da proposta, nomeadamente a composição do denominado Conselho Geral, em que os professores estarão em minoria e cujo presidente nunca poderá ser professor. Alertou igualmente para o processo de selecção da figura de Director e para a composição e perda de poder do Conselho Pedagógico. Nesta primeira parte foram feitas críticas severas ao ME, pela sua intransigência negocial, pelo seu autismo, pela sua insensibilidade social.Seguidamente, Fátima Carvalho procedeu a uma análise cuidada do Decreto-regulamenter nº 2/2008, que regulamente o novo processo de avaliação de docentes. Foi evidenciada a incompetência do ME ao não cumprir atempadamente a publicação dos despachos previstos no referido decreto-regulamentar e procedendo sem qualquer negociação, a que estava obrigada com os sindicatos, à publicação apressada do despacho e das respectivas fichas de avaliação.O SPZCentro sempre defendeu uma avaliação séria, com carácter essencialmente formativo e nunca punitivo, como este modelo vai propiciar.A implementação deste modelo a meio do ano lectivo e o cumprimento dos prazos previstos vem originar, ainda, nas escolas um maior clima de instabilidade e perturbação. O SPZCentro constata, ainda, o elevado grau de intimidação que presentemente se vive nas escolas, o que no seu entender, em nada está a favorecer a relação entre os vários agentes da comunidade educativa, em prejuízo da obtenção dos objectivos para que a escola alcance um verdadeiro sucesso educativo. Os docentes manifestaram grandes preocupações face às medidas já impostas pelo ME (Ministério da Educação), bem como todas as propostas em discussão, nomeadamente os efeitos da proposta do novo modelo de Administração e Gestão dos estabelecimentos de ensino.O SPZCentro vai continuar as suas acções nos agrupamentos e restantes concelhos no sentido da dinamização e auscultação dos seus associados e professores em geral para a elaboração do seu parecer final a entregar ao governo até ao fim do mês de Janeiro. Coimbra, 28 de Janeiro de 2008

 

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Creditos Joao Ferrand ; Joao Melo ; Tiago Rodrigues